Leitura e reserva cognitiva

Eliana Santos Moura

Quando fui convidada para fazer parte do grupo de colunistas da Letraria, senti a enorme responsabilidade da tarefa solicitada.  

Elegi, como objetivo, levar aos leitores e colaboradores desse coletivo fantástico, informação de qualidade, contribuindo para o universo espetacular e surpreendente que é a Leitura, e principalmente, estimular a busca de mais informações e conhecimentos, visto que este espaço não comporta textos mais complexos.

Para o texto de estreia, resolvi compartilhar com vocês um pouco daquilo que estudo e que venho me aprofundando nos últimos meses, o universo desafiador e potente que é o envelhecimento.

Todo aquele que lê, sabe o quanto essa atividade modifica o seu modo de ver o mundo, o que muitos não sabem, é que o hábito da leitura contribui para a construção de algo que é de extrema importância para a nossa cognição, na medida em que estimula regiões do nosso cérebro, regiões capazes de compensar a degeneração que ocorre pelo passar dos anos a medida em que envelhecemos, ou por doenças neurológicas. Trata-se da RESERVA COGNITIVA, que atualmente é amplamente investigada pela ciência.  

Através da leitura, imaginamos situações, construímos mentalmente os personagens que estão no contexto das histórias lidas. Somos capazes até mesmo de imaginar cheiros e gostos. Costumo dizer que enquanto leitores, somos chamados a participar ativamente, criando mentalmente, cenários e figurinos das histórias contadas por mentes brilhantes que conseguem expressar por meio da escrita, sentimentos e emoções que nos fazem viajar para universos paralelos.  

Por esse motivo, o hábito da leitura, juntamente com outros fatores que adquirimos ao longo da vida, tais como: educação formal, ocupação profissional desafiante, exercício físico regular, atividade social e de lazer, aprendizagem de outro idioma, aprendizagem de tocar um instrumento musical, dentre outros, pode retardar ou prevenir o desenvolvimento de várias doenças neurológicas.

Incluir a leitura na rotina dos nossos dias, além de ser algo prazeroso, pode ser um fator protetivo e eficaz ao envelhecimento saudável, e o que é melhor, depende somente de nós mesmos. Nesse sentido a Letraria desempenha papel fundamental na estimulação desse hábito tão precioso que é a leitura.

Autor

  • Eliana Santos Moura

    Eliana Santos Moura é assistente social e psicopedagoga. Atualmente tem desvendado o universo do envelhecimento, vivendo intensamente esse processo e toda a sua potência.

    Ver todos os posts

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email
Pinterest

1 comentário em “Leitura e reserva cognitiva”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Já que você está aqui

Veja também

Horta das Flores comemora 20 anos de luta

A Horta das Flores, uma das primeiras iniciativas de horta urbana em São Paulo, está se preparando para comemorar seu vigésimo aniversário em grande estilo. No próximo domingo, dia 17 de Março, a Associação Verditude está organizando uma celebração repleta de atividades especiais. Localizada no bairro da Mooca, a horta convida a todos para um

Letraria na Feira Cultural da Diversidade

A Semana do Orgulho LGBT+ em São Paulo está repleta de eventos e celebrações marcantes, e um dos destaques é a tradicional Feira Cultural da Diversidade LGBT+. Neste ano, o evento chega à sua 22ª edição e promete ser um espaço de encontro e valorização da diversidade, repleto de expositores, apresentações artísticas e atividades inclusivas.

Carta aberta ao Medo

Por Manoela Victoria A ti, Medo,Nós nos conhecemos no momento que me tiraram do útero de minha mãe – não sei se eram as luzes ou o frio, ou o não se saber pertencer-se a dois ou a um só o que mais me apavorava, mas sei que, em minha insignificância, fiz a única coisa

Vem aí a segunda ação da Letraria

No próximo sábado, dia 30 de outubro, será realizada a segunda ação cultural da Letraria. Em parceira com a CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, serão distribuídos 300 livros de temas diversos, como romance, poesia, infantis e infanto-juvenis, na área externa da estação CPTM Guaianazes. Este evento marca a retomada das ações presenciais em

plugins premium WordPress
Rolar para cima

Contato

Deixe uma mensagem para a Letraria e responderemos o mais breve possível.